Páginas

"Personalização (Web Design)"

 fonte:

http://weblivre.br101.org/como-fazer-templates-temas.html




Temas e Templates

Quase todos os CMS contam com templates e temas pré-programados que estão disponíveis para download. Normalmente para trocar a "cara" do site, basta baixar um arquivo e seguir as instruções de instalação. A complexidade deste processo varia de sistema para sistema, mas normalmente não é complicado.

Cascade Style Sheet

Provavelmente com o tempo vc vai querer dar uma cara personalizada para o seu site. O primeiro passo é mexer no arquivo da folha de estilo CSS (Cascade Style Sheet). O arquivo ".css" concentra as definições do tipo de letra, cor, tamanho, margens, colunas, etc.
A estrutura do css é razoavelmente intuitiva e dá para conseguir bons resultados na base da tentativa e erro. O processo é simples. Abra o aquivo ".css" e dê uma olhada nos nomes de cada registro. Dê uma olhada no código fonte da página e identifique quais os pedaços de texto que usam o que está definido no css.
Agora é só começar a fazer modificações no css, salvar e recarregar a página para ver as mudanças e repetir o processo até chegar em um resultado satisfatório. Tudo fica mais fácil entendendo um pouco da teoria do css. Procure no Google. Há montes de tutoriais e sites com referências. Para conferir se vc não fez bobagem, um bom recurso é o validador do w3c que está neste endereço: http://jigsaw.w3.org/css-validator/

HTML

Nem todas as mudanças são possíveis apenas mexendo no css. Para retirar ou acrescentar algumas coisas vai ser preciso ter algumas noções de html. Não é necessário saber fazer uma página a partir do zero, mas é fundamental ter um conhecimento mínimo para conseguir ler o código e entender o q deve ser modificado para aplicar o método da tentativa e erro.
Fiz um pequeno guia de referência com conhecimento mínimo de html necessário para conseguir ler o código do seu site.
Se discordar de algo, por favor, use a área de comentários ou, se preferir, escreva para china243 at br101.org.

Os pré-requisitos para fazer sites a partir deste texto:
- ter espírito autodidata e vontade de aprender
- saber fazer uma busca no google
- conhecer a seguir a etiqueta da internet e, principalmente,
- ler o texto Como fazer perguntas inteligentes?" (o original, do Eric Raymond está aqui. É longo mas não deixe de ler. Sem essas regras fica difícil de construir de conhecimento na internet. )

0 comentários:

Postar um comentário

#Diversos Temas e Categorias#DTEC#

Postagens populares

Total de visualizações de página

 
Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails